Arfoc-rs
  • NOTÍCIAS / FIQUE POR DENTRO

  • REGIME ELEITORAL
  • REGIME ELEITORAL
  • 28/08/2020

REGIMENTO ELEITORAL

Processo Eleitoral – Triênio 2020/2023

A Comissão Eleitoral do Processo Eleitoral - Triênio 2020/2023, da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (ARFOC-RS), em conformidade com o artigo 51, item 2, do Estatuto, vem apresentar o Regimento Eleitoral que regerá o processo eleitoral, culminando com a eleição a ser realizada no dia 30 de outubro do corrente ano, junto a Sede da Associação, localizada no Centro de Porto Alegre (RS).

 

I – Da Data da Eleição:

1. A eleição ocorrerá no dia 30 de outubro de 2020, durante o turno da manhã e da tarde, abrindo-se a urna de votação às 9h e findando às 18h, ininterruptamente.

 

II – Dos Cargos Eletivos:

2. Na eleição serão escolhidos os membros da Diretoria Executiva, a qual é composta por um presidente, vice-presidente, primeiro secretário, segundo secretário, primeiro tesoureiro e segundo tesoureiro, em um total de 6 (seis) integrantes. Ainda, serão escolhidos os membros do Conselho Consultivo e Fiscal, em um total também de 6 (seis) integrantes, sendo 3 (três) titulares e 3 (três) suplentes.

            2.1. Para os cargos do Conselho Consultivo e Fiscal, os conselheiros titulares deverão ser indicados dentre os ex-presidentes. Os conselheiros suplentes poderão ser escolhidos dentre associados com direito a voto.

                        2.1.1. Constitui-se direito dos associados votar e ser votado nas Assembleias gerais, deste que estejam quites com suas obrigações.

1 Artigo 24 do Estaduto

2 Artigo 28 e 49 do Estatuto

3 Artigo 36 do Estatuto

4 Artigo 14, item 1, do Estatuto

III – Dos Requisitos Para Candidatura:

3. Conforme previsão contida no artigo 54 do Estatuto, o associado que desejar se candidatar a um cargo eletivo deverá ter mais de 3 (três) anos de associação; estar em dia com o pagamento da anuidade; não ter sofrido qualquer tipo de penalidade no último triênio; não estar impedido de exercer cargo na associação; e em caso de já ter ocupado cargo eletivo anteriormente, não ter tido as contas da gestão rejeitadas.

 

IV - Das Chapas Concorrentes:

4. Conforme descrito no item II, as chapas deverão ser compostas por um total de 12 (doze) associados, respeitando-se os requisitos previstos no Estatuto.

            4.1. As chapas contendo o nome dos associados que desejam concorrer deverão ser enviadas, impreterivelmente, até o dia 30 de setembro do corrente ano (quarta-feira) para o e-mail arfoc-rs@arfoc-rs.com.br aos cuidados de Edison da Vara, Presidente da Comissão Eleitoral.

            4.2. A lista de composição da chapa deverá conter o nome completo do associado, CPF, número de registro junto a Associação, telefone e e-mail para contato, e endereço residencial.

            4.3. No dia 01 de outubro, serão publicadas através do site da associação (http://www.arfoc-rs.com.br/), a nominata da(s) chapa(s) que irá(ão) concorrer.

 

V – Das Impugnações das Chapas:

5. Eventual impugnação da(s) chapa(s) que concorrerá(ão), deverá ser feita via e-mail, para o endereço eletrônico arfoc-rs@arfoc-rs.com.br, no prazo de 5 (cinco) dias corridos, a contar de 02 de outubro de 2020, devendo ser fundamentada conforme previsões do Estatuto bem como anexando-se provas, caso existam.

            5.1. Faculta-se, também, caso seja acessível aos concorrentes, que eventual impugnação seja entregue pessoalmente junto a sede da Associação, em duas vias de igual teor, mediante protocolo de entrega no prazo estabelecido neste item.

 

 

VI - Da Homologação das Chapas:

6. Na data de 07 de outubro, a(s) chapa(s) inscrita(s) e que não tenha(m) sofrido nenhuma impugnação ou possua(m) algum impedimento legal para concorrer, serão homologadas para participarem do processo eletivo.

 

VII – Da Lista de Associados Aptos para Votarem:

7. Após a homologação da(s) chapa(s), seus integrantes terão acesso à lista dos eleitores com direito a voto. O acesso a tal documento e eventualmente outro que seja requerido, serão disponibilizados exclusivamente perante a sede da Associação, sendo vedada a retirada de qualquer item do local.

 

VIII – Da Chapa Eleita:

8. Será considerada eleita a chapa que obter a maior quantidade de votos sobre as demais chapas concorrentes.

            8.1. Após o horário de encerramento da votação, às 18h do dia 30 de outubro de 2020, a Comissão Eleitoral juntamente com os fiscais indicados pela(s) chapa(s) concorrente(s), abrirão a urna contendo os votos e procederão com a contagem.

            8.2. Sendo definida a chapa que obteve o maior número de votos, esta será proclamada vencedora e assumirá a gestão da Associação até o mês de outubro de 2023.

 

IX - Da Posse da Chapa Eleita:

9. A posse da chapa eleita se dará imediatamente após a proclamação dos votos da chapa vencedora.

                                   

Porto Alegre (RS), 28 de agosto de 2020.

 

Edison da Vara

Presidente Comissão Eleitoral

 


 

  • Buscar Associados
  • BUSCAR ASSOCIADOS


  • Nome:
  • Cidade:
  • Especialidade:
  • Ver todos os
    associados
  • Próximo Credenciamento
  • PORTFOLIO
    DESTAQUE


  • Nome: Anderson Paz
  • Cidade: Guaíba - RS
  • Especialidade: Repórter Fotográfico
  • Ver portfolio